sexta-feira, 13 de julho de 2012

Conclusão:

   No portfólio foram feitas pesquisas sobre algumas síndromes, doenças genéticas e biotecnologia. Na parte das síndromes percebe-se que elas ocorrem por causa da trissomia cromossômica, causando diversos sintomas que não têm cura, mas quase todas tem tratamento de diversas maneiras. A síndrome de Patau, por exemplo, é feito o tratamento nos recém-nascidos para que eles possam sobreviver um pouco mais. A maioria dessas síndromes apresentam retardos mentais, anomalias, etc. Essas síndromes são caracterizadas de diversas maneiras, como por exemplo, afetando diversas áreas do corpo e causando uma série de problemas. A síndrome é causada quando ocorre trissomia no cromossomo, como a de Edwards, que ocorre trissomia 18.
   Na parte das doenças genéticas, mostra que elas se caracterizam de determinados modos. A talassemia, por exemplo, ela é doença que possui como característica a produção maior de hemoglobina, o que faz com que surjam diversos sintomas numa pessoa. A que mais me chamou atenção e a que também eu tenho 1 caso na minha família, foi a doença de Parkinson, onde é mais comum acontecer na velhice e faz com que a pessoa tenha tremor nas mãos, a voz fica mais baixa, entre outras características.     
   Na parte de biotecnologia, foi estudado sobre a parte de engenharia genética onde tem as enzimas de restrição, que têm a capacidade de cortar uma molécula de DNA, o que eu achei bastante interessante, e que é bastante utilizada em investigações policiais. Foi falada também sobre clonagem, onde achei legal a história da ovelha Dolly, que foi a primeira clonagem que foi feita, e que a clonagem pode ser feita em diversos campos, como agricultura, pecuária e medicina.
   Essas pesquisas que foram realizadas foram ótimas para o meu aprendizado, a parte mais interessante foi a das síndromes, onde aprofundei mais meu conhecimento em relação à parte cromossômica do nosso corpo, etc. essa parte das doenças genéticas também foi bem interessante, mais em relação as suas causas que eu pude conhecer mais. Todas as coisas pesquisadas mostram o quanto a genética pode nos ajudar com diversos medicamentos para o tratamento de doenças como essas e muitas outras. Por fim, esse portfólio conteve informações que são de extrema importância sobre as síndromes e doenças que ocorrem em pessoas, geralmente, ainda descobertas quando recém-nascido, causando sintomas de diversas maneiras, mas que, na maioria delas,  existem tratamentos bem eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário