terça-feira, 10 de julho de 2012

Talassemia:


O que é?
A Talassemia é uma doença que possui como característica a produção anormal de hemoglobina, proteína essa que é responsável pelo transporte de oxigêncio pelo sangue, chegando para todos os tecidos do nosso organismo. A Talassemia também é conhecida como anemia do Mediterrâneop, uma doença hereditária que foi trazida para o Brasil pelos portugueses, espanhóis, italianos, gregos, entre outros povos dos países banhados pelo Mediterrâneo.
Existem dois tipos de talassemia, a talassemia alpha e a talassemia beta. Esses dois tipos podem se manifestar de três maneiras, desde a mais fraca, passando pela intermediária, indo até a mais forte. A primeira maneira de manifestação da doença produz um grau leve de anemia e geralmente não possui sintomas, podendo passar despercebido. Na maneira intermediária a deficiência da hemoglobina já é mais moderada e traz algumas consequências, mesmo que não muito grave. A forma grave da doença provoca anemia profunda e outras alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos.
Sintomas:
Os sintomas que são manifestados pela Talassemia são:
·         Cansaço e fraqueza
·         Palidez
·         Problemas no crescimento
·         Abdômen desenvolvido
·         Aumento do baço
·         Alterações ósseas 

Tratamento:
A talassemia intermediária pode requerer a indicação de transfusões de sangue com a finalidade de aumentar a oferta de glóbulos vermelhos. Quem possui essa doença necessita de transfusões de sangue regulares e de medicamentos para retirar o excesso de ferro que se acumula em determinados órgãos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Talassemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário