terça-feira, 10 de julho de 2012

Anões (Itabaianinha – se. Cidade de anões):

Nanismo:
   É uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura, inferior à da média populacional. Há dois tipos, o nanismo pituitário e a acondroplasia. O nanismo pituitário gera baixa estatura, porém o corpo é proporcional. Adultos com esse tipo de nanismo chega a medir 1,50m, pode causar atraso no desenvolvimento sexual nos adolescentes, recebe esse nome por ser causado por um problema na glândula pituitária, também conhecida como hipófise responsável pela produção do hormônio do crescimento.
   O tratamento é feito com injeções de hormônio do crescimento, costuma ser eficaz. Já a acondroplasia é a chamada deficiência dos anões, pois gera indivíduos de baixa estatura, normalmente com altura inferior a 1,50m. Com aumento do perímetro cefálico e membros curtos. Somente alguns sintomas podem ser tratados, a exemplo, o pé torto.

Itabaianinha:
   Itabaianinha é um município brasileiro do estado de Sergipe. É o nono maior município do estado.
   Esta cidade destaca-se na economia do Estado, em virtude do grande número de indústrias têxteis, tornando-se o polo de confecções do estado. Há centenas de cerâmicas de médio e grande porte (destaque para a produção de telhas e blocos), oferecendo milhares de empregos diretos. O solo do seu município é riquissimo em argila e há destaque também na plantação de laranjas.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Itabaianinha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário