quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Evolução:

1-  A vida na história geológica:

- Pangeia:

   A teoria da Pangeia foi formulada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, no início do século XX. Em sua teoria, há 200 milhões de anos as porções de terra formavam um único continente.
   O termo “Pangeia”, no idioma grego, significa “toda Terra”, e neste período geológico era um continente banhado por um único oceano, o Pantalassa. Em primeiro estágio, a Pangeia se partiu em dois blocos, gerando os continentes Laurásia e Godwana, que surgiram após deslocamentos sobre um subsolo oceânico de basalto. O Mar de Tétis existia entre os dois continentes.
   A Laurásia foi a base para a geração futura dos continentes da América do NorteEuropa e da Ásia, e Gondwana daAmérica do SulÁfricaOceania e Antártida, há cerca de 84 milhões de anos.
Inicialmente, a Índia era uma ilha no oceano Índico, que ao se chocar com o continente asiático, gerou o Himalaia. A teoria da união dos continentes já era discutida anteriormente a Wegener, sendo sugerida pela primeira vez em 1596, pelo pai do Atlas Moderno, o holandês Abraham Ortelius. A Pangeia teria existido durante a Era Mesozoica.
   A ciência geológica calcula a idade da Terra  em torno de 4 a 5 bilhões de anos, e há 3,9 bilhões de anos, ocorreu o resfriamento dos metais pesados que existiam em alta temperatura na superfície do nosso planeta, gerando a crosta terrestre.
   Antes de Wegener difundir a ideia da Pangeia , havia uma corrente de cientistas que acreditavam que os continentes estavam no mesmo lugar desde o surgimento da Terra. Desconheciam a possibilidade da    superfície terrestre não ser fixa e de ser composta por placas tectônicas que flutuariam sobre o magma.
   O fato das placas tectônicas flutuarem sobre o magna é responsável pela movimentação dos continentes. O movimento das placas tectônicas afasta a placa Sul-americana da Africana todos os anos, na velocidade de 2 cm por ano, o mesmo ocorre entre a África e a Ásia.


- Quadro de período geológico e os eventos biológicos marcantes:



- Os dinossauros no mundo:

   Os Dinossauros cujo nome significa " lagarto terrível ", nome não muito adequado, pois os Dinossauros não eram muito parecidos com lagartos e a maioria deles não era tão terrível assim, muitos deles eram dóceis herbívoros comedores de folhas e que conviviam pacificamente entre ele, já um ramo da família que chamamos de terópodes ( os dinossauros carnívoros ), esses sim mereceriam a classificação de terríveis, pois alguns exemplares pertencentes a esse grupo foram um dos maiores carnívoros terrestres que já habitaram nosso planeta. Em contra partida em outro grupo familiar os chamados saurópodes foram sem dúvida as maiores criaturas terrestres que se conhece á habitar o planeta e apesar de enormes não eram agressivos, à não ser quando era para se defenderem.
   Muitas são as teorias sobe os Dinossauros, teorias sobre a sua aparição no planeta, teorias sobre como eles evoluíram e viviam e teorias sobre sua extinção, falaremos então as quais são mais aceitas pelo meio científico, que são as seguintes: " Acredita-se " que os Dinossauros surgiram em meados do período    Triássico após uma extinção em massa onde 78% dos animais foram extintos, e surgiram como seres pequenos alguns carnívoros e outros herbívoros, começaram a superar outros répteis em competições por comida, tornando cada vez mais populosos e diversificados ( surgindo muitas espécies novas e cada vez mais adaptadas ao meio ).



Tipos: 


- Tiranossauro Rex:

   O Tiranossauro Rex foi o maior de todos os dinossauros carnívoros e sem dúvida o mais assustador. Media até14m de comprimento e sua altura era equivalente a um prédio de dois andares. Ele foi também um dos últimos dinossauros a desaparecerem da terra.
   Foi o maior predador de todos os tempos, uma máquina caçadora, com pernas muito musculosas para poder correr, dentes longos e curvos, capazes de furar com facilidade e mandíbulas enormes, que podiam abrigar um homem inteiro. Quando mordia suas vítimas ele não as largava mais. Seus dentes afiados e serrilhados chegavam a medir 20cm. Quando perdia um dente, logo outro nascia no lugar. Sua cabeça media cerca de 1,20m de comprimento e ele possuía cerca de 20 enormes dentes.




- Saichania:

   O Saichania pertencia ao grupo dos anquilossauros ou dinossauros couraçados. Possuía placas ósseas com espetos que lhe cobriam a cabeça , o pescoço , o dorso e a cauda, como também na parte ventral. As placas ósseas eram porosas e o seu interior era oco, portanto , bastante leves , o que permitia que o animal move-se com uma certa desenvoltura. Sua cauda terminava num grande volume ósseo , todavia era leve e flexível. O Saichania conseguia movimentá-la com rapidez de um lado para outro e a utilizava como uma temível arma de defesa, que poderia derrubar até um Tiranossauro. Viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás, no deserto de Gobi, na Mongólia.





Torossauro:
   O Torossauro cujo nome significa "lagarto touro" foi encontrado pelo famoso paleontólogo Othiniel    Charles March, e podia atingir até 8 metros de comprimento, dos quais quase 3 eram só da cabeça, a qual é o maior crânio dentre os animais terrestres conhecidos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários.    Os músculos do pescoço do Torossauro eram extremamente forte para aquentar o peso da enorme cabeça e juntamente com eles os das patas dianteiras. Os Torossauros viviam em enormes manadas para se defenderem dos grandes predadores de sua época, como por exemplo o Tiranossauro rex, a manada e uniria e formaria um parede de escudos e chifres com os mais fracos (filhotes, velhos e doentes) no interior dela.




Centrossauro: 
  
   O Centrossauro cujo nome significa "lagarto de ponta afiada", viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo, possuía uma cabeça pesada com dois chifres pequenos no topo do crânio e um grande na ponta do nariz, ombros fortes e um rabo pequeno, como a maioria dos Ceratopsídeos, família a qual pertence.


- Amazonssauro:

   O Amazonssauro cujo nome lembra a região onde foi encontrado, a Região Amazônica, viveu há aproximadamente 110milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo, na região norte do   Brasil. Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão. O    Amazonssauro pertence a superfamília dos saurópodes chamada Diplodocoidea, media pouco mais de 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar quase 20 toneladas. Em sua época a região era composta por extensas planícies freqüentemente alagadas, fato este verificado por outros fósseis encontrados junto ao    Amazonssauros, que incluem até grandes dentes de carnívoros. A descoberta foi realizada por pesquisadores da UFRJ, Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, que juntamente com outros pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão continurão realizando pesquisas na área. Os Amazonssauros deveriam viver em pequenos grupos famíliares, compostos de adultos que adavam nas bordas da manada, deixando os menores ao centro para proteção.    Seus enormes pescoços os ajudavam na alimentação, pois poderiam permacer parados, apenas movimentando o pescoço conseguindo assim cobrir uma grande área de pastagem, poderiam alcançar facilmente galhos altos de árvores, porém os Diplodóceos possuíam pescoços mais adaptados para comer vegetações rasteiras do que as de topo das árvores.


Titanossauro:

     O Titanossauro era um dinossauro herbívoro, saurópode, que media cerca de l2 m de comprimento por 6 metros de altura, sendo considerado um dos maiores "dinossauros brasileiros" , reconhecido em diversas regiões do Brasil através de fósseis, dentes e ovos. O Titanossauro viveu a 100 milhões de anos atrás comendo folhas no topo das árvores há aproximadamente 6 metros de altura.


Opisthocoelicaudia:
   O Opisthocoelicaudia cujo o nome significa " ossos ocos na parte de trás da cauda ", viveu na Mongólia durante o período Cretáceo, era um dinossauro saurópode de porte médio, chegando a 12 metros de comprimento e 6 de altura, que para alcançar as copas das árvores apoiava-se nas pernas de traseiras e usava a cauda como apoio. em fósseis encontrados no deserto de Góbi, na Mongólia, havia marcas de dentes na perna fossilizada e faltava a cabeça do Opisthocoelicaudia, provavelmente algum predador mordeu a perna do    Opisthocoelicaudia e esperou ele cair para depois devorá-los e talvez levar a cabeça embora..., ou então um carnívoro o encontrou morto e o comeu, só podemos deduzir algo assim, mas ter certeza do que realmente ocorreu provavelmente nunca teremos.



- Anatotitan:


   O Anatotitan foi um dinossauro do grupo conhecido como dinossauros-bico-de-pato ou hadrossauros. Tinha patas traseiras poderosas e com elas podia aplicar coices, suas patas dianteiras eram mais frágeis e delicadas. Pastava de quatro, mais poderia andar somente em suas patas traseiras, o que faria se fosse necessário correr. Na frente da mandíbula do Anatotitan formou-se um bico largo e longo. Atrás desse bico, haviam baterias de dentes e bochecha fortes. Tinha uma mastigação potente e uma boca com centenas de dentes. Foram achados esqueletos parciais de Anatotitan em riachos de    Montana e Dakota do Sul, os paleontólogos sugeriram que o Anatotitan poderia um enorme Edmontossauro, por que foram achados vários fósseis de Edmontossauros próximos aos achados de Anatotitan  porém os esqueletos de Edmontossauros eram todos 1 metro menor e pesavam uma tonelada a menos.

Fontes: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário