domingo, 23 de setembro de 2012

Evolução humana:


   Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a idéia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
   Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
   Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de   cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
   Em 1836, de volta  à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
   A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a idéia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
   No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo.    Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
   A idéia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores  descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.


As etapas da evolução humana:

Primatas: Os mais antigos viveram há cerca de 70 milhões de anos. Esses mamíferos de pequeno porte habitavam as árvores das florestas e alimentavam-se de olhas e insetos.




Hominoides: São primatas que viveram entre aproximadamente 22 e 14 milhões de anos atrás. O procônsul, que tinha o tamanho de um pequeno gorila, habitava em árvores, mas também descia ao solo; era quadrúpede, isto é, locomovia-se sobre as quatro patas. Descendente do procônsul, okenyapiteco às vezes endireitava o corpo e se locomovia sobre as patas traseiras.





Hominídeos: Família que inclui o gênero australopiteco e também o gênero humano. O australopiteco afarense, que viveu há cerca de 3 milhões de anos, era um pouco mais alto que o chimpanzé. Já caminhava sobre os dois pés e usava longos braços se pendurar nas  árvores. Mais alto e pesado, oaustralopiteco africano viveu entre 3 milhões e 1 milhão de anos. Andava ereto e usava as mãos para coletar frutos e atirar pedras para abater animais.


Homo habilis: Primeiro hominídeo do gênero Homo. Viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra, construía cabanas e, provável,ente, desenvolveu, uma linguagem rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na África.




Homo erectus: Descente do Homo habilis, viveu entre 6 milhões de anos e 150 mil anos atrás. Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com  peles de animais. Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do fogo.




Homem de Neandertal: 
Provável descendente do Homo erectus, viveu há cerca de 200 mil a 30 mil anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos.



Homo sapiens:  Descendente do Homo erectus, surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra, deixando variados instrumentos de pedra, osso e marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.



18 comentários:

  1. amei vai ajudar muito para aproduçao da maquete em meu grupo

    ResponderExcluir
  2. A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a idéia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes. mas neste caso quem descobriu essa teoria não foi Lamarck??? estou em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamarck acreditava em mudanças propositais. O ser se adaptava para um determinado fim e isso era passado para as gerações. O exemplo da girafa é clássico girafas esticavam os pescoços para comer as folhas mais altas e essa adaptação era passada as próximas gerações. De acordo com Darwin, as mudanças não ocorrem de forma direcionada, elas ocorrem e se forem positivas o ambiente seleciona os indivíduos com estas características que serão passadas para frente pois naquele ambiente esses seres foram mais aptos e se reproduziram. Lamarck contribuiu bastante para os estudos de evolução, mas sua teoria tem falhas e não pe aceita hoje.

      Excluir
    2. Lamarck acreditava em mudanças propositais. O ser se adaptava para um determinado fim e isso era passado para as gerações. O exemplo da girafa é clássico girafas esticavam os pescoços para comer as folhas mais altas e essa adaptação era passada as próximas gerações. De acordo com Darwin, as mudanças não ocorrem de forma direcionada, elas ocorrem e se forem positivas o ambiente seleciona os indivíduos com estas características que serão passadas para frente pois naquele ambiente esses seres foram mais aptos e se reproduziram. Lamarck contribuiu bastante para os estudos de evolução, mas sua teoria tem falhas e não pe aceita hoje.

      Excluir
  3. Essa ultima parte tem no meu livro de história do 6º ano (Das cavernas ao terceiro milénio, Moderna). Muito bom o livro, e post também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente joão mathias, no meu livro do 6º ano também tinha falando sobre isso o que é muito legal

      Excluir
  4. O engraçado dessa historia toda de evolução , que , 2 das 5 leis cientificas sendo elas A Biogenese e a Termodinamica ,contradizem completamente essa " teoria "que na verdade não passa de teoria , pois não é coerente com essas leis citadas .
    Na verdade o universo caminha de níveis organizados para níveis completamente desorganizados (lei da Entropia) ,cadê a evolução? Isto não é evolução e sim involução. A única vez na história que uma explosão gerou alguma coisa (Big Bang) foi nessa teoria porque todo mundo sabe que uma explosão não é capaz de gerar nada e sim destruir o que ja existe.
    Precisamos rever o nosso ensinamento ,pois o evolucionismo é completamente contraditório e incoerente e aflige a nossa racionalidade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putzzz... Que lixo!!! Quer desconstruir anos de estudo com puro sarcasmo!

      Excluir
  5. Biogenese fica vago criticando assim. A endossimbiose e a evolucao estao ai dadas e comprovadas. Das cianobacterias as algas, as gminospermas quem estuda de verdade sabe o que estou querendo dizer. Nao precisamos de distancia entre sua fé e a ciencia..pelo contrario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias tudo tem um inicio. A endossimbiose e teoria porem explica um Camino e nao desconstroi muito menos Julga!
      Aprofunden-se que emuito legal!

      Excluir
  6. Discovery Channel Como Funciona o Universo Ep01 Estrelas - YouTube um link para comecarem uma boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. http://www.sohistoria.com.br/ef2/evolucao/ coincidencia

    ResponderExcluir
  8. como que o homo habilis viveo por volta de 2 milhões a 1,4 milhões de anos sendo que sua evolução, o homo erectus viveu por 6 milhões ???????????????????????????????

    ResponderExcluir
  9. parabéns ajudou muitooo obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  10. Esse senso comum em dizer que o homem veio do macaco é falso! A ciência vai de encontro dizer que o homem é primo do macaco em relação a especie e não em afirmar que ele veio da evolução do macaco. Se fosse assim veríamos algumas especia de macacos iguais a humanos!!!

    ResponderExcluir
  11. ESSA PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO DA EVOLUÇÃO ESTÁ ERRADA.

    ResponderExcluir